22 de abr. de 2011

Para aqueles que estão beirando os 20 anos de idade, tenho certeza que recordações acerca dos anos 90 ainda encontram-se bem frescas em suas memórias.... Mas, se você é jovem e nasceu justamente nessa época, não se preocupe, o UK HOOD irá te mostrar como costumava ser a moda no KPOP uma década atrás. Ah! Matéria válida também para os fãs mais recentes.

Senta que lá vem história... Um breve contexto da música pop nos anos 90

Os anos 90 marcaram a explosão da música pop no mundo inteiro e as chamadas “boybands” e “girlbands” dominaram diversas paradas musicais com os seus refrões viciantes e coreografias sincronizadas, além de invadirem o mundo da moda ditando as tendências para muitos jovens e adolescentes. No pop internacional, Backstreet Boys, Spice Girls e N´sync foram aclamados como os ídolos do momento, e seguindo essa tendência, a Coréia do Sul não ficou para trás e tratou de lançar as suas próprias “bands”, tais como H.O.T, Fin.K.L., Seo Taiji, 1TYM entre muitos outros. Esses grupos tornaram-se verdadeiras lendas e inspiraram muitos dos artistas de hoje que tanto gostamos como Super Junior, SNSD e 2NE1.

Shut up and let´s go fashion!

Tanto para homens quanto para mulheres, a moda pop "noventista" usou e abusou das chamadas calças "big" e, ao contrário dos dias atuais, todas as roupas eram extremamente largas e folgadas. As meninas variavam vestindo mini blusas e tops, e era muito normal ver os artistas usando óculos de ski, viseiras e bandanas na cabeça. O corte de cabelo mais conhecido era o chamado cabelo "Mc" para os meninos e o super lisão para a maioria das meninas.

O S.E.S foi um dos grupos mais influentes de sua época, e as meninas estouraram na época com o hit     "I´m your girl". Ryeowook, membro do Super Junior é fã declarado da cantora Bada (ao centro), tanto que ele foi uma das primeiras pessoas a aderir ao fã-clube da ex-S.E.S.

Adoradas pelo público masculino, o Fin.KL revelou Hyori Lee, uma das cantoras mais bem sucedidas da atualidade. Entre os vários sucessos das meninas, o single "To my prince" é com certeza o predileto da nossa equipe.

Mesmo tendo tentado retornar aos palcos como Baby VOX Rev., foi a formação original "Baby Vox que fez grande sucesso na década de 90. Kan Mi Yeon retomou a sua carreira solo atualmente, e mais a frente mostraremos como ela se encontra.

Honestamente, quem nunca ouviu falar de H.O.T? Se você nunca os viu se apresentando, tenho certeza que já deve ter visto artistas como Super Junior, Big Bang, DBSK entre muitos outros apresentando-se com canções das maiores lendas da Coréia. Se não conhece, tá esperando o que? Corre pro youtube a mandar ver na pesquisa!

O Sechskies era considerado o principal rival do grupo H.O.T, e, em relação a atitude, era diferente dos demais. Ao invés de investirem na imagem de bons meninos, os membros (principalmente Eun Jin Won) carregavam consigo um lado mais "bad boy", fato que se complementava com o estilo mais descolado das músicas do grupo.

Formado por idols com vozes celestiais, o G.O.D. foi um dos melhores grupos da época no quesito vocais. Não há como resistir as baladas cantadas por esses caras. Duvida? Clique aqui e assista o grupo cantando ao vivo a música "Change".

O que? Claro que não íamos deixar a YG fora dessa! O 1TYM estava totalmente em sua zona de conforto. Voltados para o hip-hop, o estilo da época caiu neles como uma luva. Teddy, o atual produtor o 2NE1 parou no tempo e ainda permanece com o estilo dessa época.

E hoje? Como eles estão?

Apesar da maioria dos grupos terem acabado, alguns membros sobreviveram ao tempo e continuam na mídia coreana atuando, cantando ou como MCs. Em relação a aparência e ao estilo, os membros em geral assumiram uma identidade própria e quebraram os elos com o passado enquanto outros, mesmo com a mudança, ainda carregam consigo um pouco do estilo antigo. Confiram o antes e o depois de alguns artistas que ainda estão na ativa:


Líderes dos principais grupos da época, Eun Ji Won do Sechs Kies e Moon Hee Jun do H.O.T ainda permanecem no entretenimento coreano como MCs (Idol League, Intimate Note) ou como convidados em programas de variedades (1N2D). Eun Ji Won nos anos 90 era considerado por muitos como um príncipe e desde essa época, o cantor sustentava a imagem de “bad boy”. Com o passar do tempo, ele assumiu sua verdadeira identidade, e o seu estilo passou a ter influências do hip-hop no seu modo de vestir. Já Moon Hee Jun, que sempre teve os cabelos coloridos, hoje em dia está mais “engomadinho” com o cabelo natural e roupas casuais.

Hyori Lee dispensa comentários. Não há dúvidas em relação ao seu sucesso como cantora e de sua gradual transformação em “sexy simbol”. Do inocente visual da época do FinK.L até os dias atuais, Hyori deixou a doce menina de lado e assumiu a face mulher esbanjando sensualidade através de suas coreografias provocantes. Ao som do hip-hop, podemos ver muito desse estilo influenciando no jeito da cantora se vestir dentro e fora dos palcos. Em algumas situações, Hyori é sofisticada, mas é o estilo mais urbano que a destaca das demais cantoras.
Kan Mi Yeon, a membra mais fofa do Baby Vox realizou o seu comeback no ano passado (2010) e está tentando retornar as paradas musicais convidando artistas do momento como Mir do MBLAQ e Junsu do 2PM para cantarem junto com ela. Dos anos 90 para cá, a cantora de certa forma não conseguiu deixar o seu lado inocente, e esse fato transparece em suas apresentações, que são carregadas de uma sensualidade mais sofisticada. Kan Mi Yeon adotou roupas curtas e ganhou mais poder deixando o cabelo bem curto.



O Shinhwa não lança nenhum material inédito há muito tempo, mas o grupo permanece unido e os seus membros estão no momento focados em suas carreiras solos. Nos anos 90, o Shinhwa seguiu os padrões das demais boy bands, e era difícil competir com H.O.T e Sechskies. O tempo trouxe amadurecimento para os rapazes, que adotaram visuais mais clássicos para acompanhar as baladas que o grupo passou a cantar. Outra vertente deles é a adoção de visuais básicos com toques de sobreposições e acessórios.

Os influenciados

Seja no conceito, no corte de cabelo ou no modo de se vestir, muitos artistas que fazem sucesso atualmente foram influenciados pela moda noventista, pois muitos eram jovens ou adolescentes nessa época. Nas fotos abaixo, podemos ver membros do Super Junior e do TVXQ com os cortes de cabelo e com as roupas largas típicas da década de 90.


Consegue notar as semelhanças de conceito? O TVXQ foi lançado na época em que a moda dos anos 90 ainda estava muito fresca nas memórias dos sul-coreanos, e não há dúvidas que o conceito do single “Triangle” foi inspirado no grupo H.O.T.



Pelo menos para a nossa equipe, os anos 90 foram anos inesquecíveis de nossas adolescências, e chega a ser engraçado relembrar como tudo costumava ser (momento vovó Mafalda). Muitos dos grupos que todos amamos são o que são hoje porque previamente outros os inspiraram a seguir seus sonhos e ajudaram a formar a melhor geração de ídolos de todos os tempos. Não se esqueça que além da moda, as músicas dessa época também são muito bacanas, vale a pena pesquisar!


 
Copyright © 2011 UK HOOD. Designed by Wpdesigner, blogger templates by Blog and Web