Ao contrário da maioria das girlbands, o 2NE1 jogou pela janela a feminilidade excessiva e trouxe ao universo do K-pop diversão e inovação através de seus acessórios malucos e estampas gritantes.
E quem são os responsáveis por isso tudo? Os responsáveis pela criação do visual do 2NE1 foram os estilistas coreanos Yang Seung Ho e Lee Hyung Jung, conhecidos por serem amigos de G-Dragon, líder do Big Bang. Atualmente eles não são mais os estilistas das meninas, pois Seung Ho está servindo o exército e Hyung Jung retornou a Londres para concluir seus estudos, mas foi graças a eles que o 2NE1 ficou conhecido na moda e na mídia.
Em entrevista ao site da Nylon, a dupla revelou que no inicio, quando participaram da seleção para a escolha de estilistas do 2NE1, os dois não se preocuparam em deixá-las bonitas, mas sim em fazer com que as roupas combinassem com a música Fire. Como na época eles não tinham interesse em confeccionar roupas femininas e não eram comissionados pela YG, Seung Ho e Hyung Jung tiveram que vestir as meninas com as suas próprias roupas e acessórios, atribuindo a elas um look mais masculino.
Ao serem contratados pela YG, os estilistas receberam verba para comprarem roupas e acessórios em diversos países, o que incluía roupas de grifes. Mas para manterem-se fiéis aos seus estilos, eles preferiram comprar roupas em lojas baratas na Coréia, Inglaterra e Japão. Quanto aos acessórios de Lego, marca registrada do 2NE1, a idéia surgiu de uma brincadeira dos estilistas quando faziam compras em supermercado. Os dois acharam que seria engraçado fazer algo com as peças e playmobils.
Se você tem curiosidade em saber como foram confeccionadas as roupas e acessórios, assista o sexto episódio do 2NE1 TV – 1ª temporada. Nesse episódio, os estilistas abrem a porta de seu “estúdio” e mostram um incrível acervo cheio de objetos estranhos e coloridos.
Para o lançamento do álbum “To Anyone”, a estilista de 23 anos Seo Han Young assumiu o controle do barco mantendo de uma forma mais feminina o estilo tradicional do 2NE1. O upgrade no visual veio em boa hora, pois acompanhou o amadurecimento das meninas nas músicas, clipes e apresentações. Além de vestir a girlband da YG, a estilista tem a sua própria linha de roupas chamada viva.H! (http://www.vivah-shop.com/) e mantêm um blog diário bem atualizado com fotos divertidas e interessantes do seu dia-a-dia, vale a pena acompanhar! (http://viva-h.blogspot.com/).
Com uma pegada mais street, o 2NE1 quebrou todos os padrões de beleza estabelecidos pela indústria de girlbands da Coréia e, ao invés delas se adaptarem as normas da mídia coreana, elas inverteram o papel e fizeram a mídia coreana se adaptarem a elas. Somado ao talento natural das meninas, os estilistas exercem um papel fundamental no sucesso dos grupos, pois eles são responsáveis em criar uma identidade única e exclusiva que é capaz de marcar e atingir o público. Cabe agora a nova estilista do 2NE1 a importante missão de manter a qualidade no visual do grupo e o desafio de inovar sem deixar de lado a essência das garotas da YG.